Dragon Age: The Veilguard, próximo título da BioWare, não permitirá que os jogadores controlem totalmente seus companheiros. Segundo Corinne Busche, diretora do jogo, a decisão foi tomada porque “este é um jogo com uma taxa de ações por minuto muito mais alta.” Ela explicou que tentar gerenciar todos os personagens “não estava acrescentando à experiência” e, em alguns casos, até a prejudicava.
“Na verdade, não estava acrescentando à experiência.”
Corinne Busche, diretora do jogo.
Embora os jogadores não tenham controle completo, ainda poderão influenciar algumas ações dos companheiros, ativando habilidades específicas. Busche menciona que o combate será focado em combos, onde “você decide como deseja lidar com a situação” em sincronia com seus aliados.
Características do combate:
- Controle limitado dos companheiros: Em The Veilguard, os jogadores não terão controle total sobre seus companheiros, diferente dos jogos anteriores da série.
- Alta taxa de ações por minuto: O jogo exige mais tecnicamente dos jogadores, o que levou a BioWare a simplificar o controle dos companheiros.
- Foco no jogador: A experiência foi desenhada para que os jogadores se concentrem nas ações do personagem principal, o Rook.
- Companheiros autônomos: Os companheiros terão comportamentos e tomarão decisões próprias durante o combate.
- Influência em combate: Apesar do controle limitado, os jogadores poderão ativar habilidades específicas dos companheiros durante o combate.
- Combate baseado em combos: O sistema de combate foca na sincronização entre o jogador e seus companheiros para realizar combos estratégicos.
Busche admite que a mudança pode parecer drástica, mas garante que os testes indicam maior engajamento dos jogadores: “Descobrimos que eles estão mais envolvidos do que nunca.” A BioWare acredita que essa nova abordagem poderá impactar futuros RPGs da empresa.
Dragon Age: The Veilguard está previsto para lançamento em 2024 no PS5, Xbox Series e PC, mas sem data específica anunciada.