Nesta terça-feira (7), a Microsoft divulgou o fechamento do estúdio Arkane Austin, conhecido por criar jogos como Redfall, Prey e o primeiro Dishonored. Além disso, a empresa também anunciou o encerramento das atividades da Tango Gameworks, um estúdio japonês responsável pelas franquias The Evil Within, Ghostwire Tokyo e Hi-Fi RUSH.

Os cortes também impactarão a Alpha Dog Studios, uma empresa focada em jogos mobile e responsável por Mighty Doom. Além disso, a Roundhouse Games, estabelecida em 2019, será integrada à ZeniMax Online Studios, que é responsável pelo desenvolvimento e suporte de The Elder Scrolls Online.

Arkane Austin: Este estúdio será fechado, com alguns membros da equipe se juntando a outros estúdios para trabalhar em projetos da Bethesda. A Arkane Austin tem um histórico de criar jogos inovadores e impactantes, e é uma linhagem da qual todos devem se orgulhar. A atualização anterior do Redfall será a última, pois encerraremos todo o desenvolvimento do jogo. O jogo e seus servidores permanecerão online para os jogadores aproveitarem, e forneceremos boas ofertas aos jogadores que compraram o DLC Hero.

Alpha Dog Studios: Este estúdio também será fechado. Agradecemos a criatividade da equipe em trazer o Doom para novos jogadores. O Mighty Doom será desativado em 7 de agosto e desativaremos a capacidade dos jogadores de fazerem compras no jogo.

Tango Gameworks: A Tango Gameworks também será fechada. Somos gratos por suas contribuições para a Bethesda e para jogadores em todo o mundo. O Hi-Fi Rush continuará disponível para jogadores nas plataformas em que está hoje.

Roundhouse Games: A equipe da Roundhouse Games se juntará à ZeniMax Online Studios (ZOS). A Roundhouse desempenhou um papel fundamental em muitos de nossos lançamentos de jogos recentes e trazê-los para a ZOS para trabalhar no The Elder Scrolls Online significará que podemos fazer ainda mais para expandir o mundo que milhões de jogadores chamam de lar.”

Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios

No e-mail enviado às equipes do Xbox, Matt Booty declarou que as decisões que impactaram as operações da Bethesda e da ZeniMax são parte de um processo para reorientar as prioridades de seus recursos e títulos. Ele afirmou que a empresa continuará investindo em “jogos blockbusters e universos queridos que foram apreciados por décadas”.

Os recentes cortes anunciados pela Xbox ocorrem apenas três meses após a Microsoft demitir 1,9 mil pessoas de seus estúdios de jogos. De acordo com Phil Spencer, essa situação reflete as dificuldades do segmento em encontrar crescimento nos últimos anos.

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Engenheiro de Produção e apaixonado por games desde que ganhei o meu primeiro Master System. Tenho uma paixão de longa data pelo Playstation e possuo uma grande admiração por jogos indies.

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