Nos últimos meses, a indústria dos games tem lutado com varias demissões e fechamento de estúdios. Uma crise do qual gigantes da indústria como PlayStation , Xbox e Electronic Arts não foram poupados.

Em uma entrevista detalhada ao Gamesindustry.biz, o ex-chefe do PlayStation, Shawn Layden, falou sobre o assunto. Ele culpou os grandes sucessos de bilheteria principalmente pelo desenvolvimento negativo do passado recente. De acordo com Layden, os orçamentos estão agora frequentemente na faixa de 150 a 250 milhões de dólares, o que é um fardo pesado tanto para os desenvolvedores responsáveis quanto para os editores.

Dado que os grandes êxitos de bilheteira muitas vezes não recuperam os seus custos de desenvolvimento, Layden diz que a indústria deveria perguntar-se se o lema “mais alto, mais rápido, mais longe” ainda é eficaz no caso da indústria dos jogos. Segundo Layden, faria sentido reduzir um pouco, principalmente dada a duração e abrangência dos jogos.

Como explicou Layden, as estatísticas atuais mostram que apenas 32% dos usuários terminam seus jogos. Por outro lado, isso significa que quase 70% não veem os créditos finais de um jogo. 

Então, deveríamos continuar a fazer jogos dos quais a maioria das pessoas provavelmente nem verá o fim?”

continuou Layden.

Custa construí-lo até ao fim. Você pode reduzir isso. Se você conseguir desenvolver seus jogos em um prazo menor, você reduzirá seus custos. Eles chegam ao mercado mais rapidamente. […] Acho que só precisamos repensar a forma como apresentamos a nós mesmos e aos nossos jogos para o público gamer.”

explicou o ex-chefe da PlayStation.

De acordo com suas próprias declarações, Layden presume que acabaram os dias em que os jogadores tinham que avaliar quantas horas de jogo recebiam com seu dinheiro. 

Talvez essa tenha sido uma boa referência na época em que o jogador médio estava no final da adolescência/início dos 20 anos. Então eu tinha muito tempo e pouco dinheiro, então parecia razoável ficar sentado por tanto tempo para jogar um RPG enorme”

diz Layden.

Só acho que a idade média dos jogadores está se aproximando dos 30 anos. O caso inverte-se: você tem mais dinheiro e menos tempo. Você precisa reservar um pouco de tempo livre se quiser sentar e jogar Red Dead Redemption 2.”

conclui Shawn Layden

A busca pelo fotorrealismo é inútil

Outro desenvolvimento que Layden critica é a busca pelo fotorrealismo. De acordo com Layden, os games atingiram agora um nível técnico em que faz pouco sentido lutar por mais melhorias dispendiosas que fazem pouca diferença na prática.

Você pode encontrar a entrevista completa, na qual Layden fala sobre outros temas como o uso de IA, no site da GamesIndustry.biz .


Share.

Bruna é diretora de arte publicitária e apaixonada por games, especialmente PlayStation e Soulslike. Jogos de sua vida são: Bloodborne, The Last Of Us Part I e II, Elden Ring e Trilogia Dark Souls.

Comments are closed.

Exit mobile version