Hogwarts Legacy veio com a ambição de ser um jogo grandioso e com a promessa de trazer o mundo bruxo, que tanto conhecemos através dos livros e filmes de Harry Potter, para agradar os fãs de carteirinha e também conquistar um novo público, mas será que ele é tão grandioso assim e cumpriu tudo que prometeram?
Jogabilidade
Vamos começar pelo crucial. Desde o anúncio de Hogwarts Legacy, o que mais nos deixava curioso era como seria a jogabilidade? O que realmente iríamos fazer dentro de Hogwarts além de estudar, aprender feitiços e viver um ano acadêmico na escola de bruxos?
Exatamente aí fomos surpreendidos, o jogo tem muita coisa a se fazer com diversas mecânicas de jogabilidade diferentes.Começando pela exploração, que vai muito além de ficar zanzando sem fim em Hogwarts. O jogo tem diversos locais pelo mundo afora, como a vila de Hogsmade, a Floresta Proibida e diversos locais e vilarejos espalhados pelo mapa que deixa o jogo bem extenso (e isso pode ter dado uma certa cansada na reta final do mesmo, mas falaremos disso mais tarde).
O jogador terá muita coisa a fazer no jogo, como aprender feitiços, resolver puzzles, encontrar colecionáveis, resolver tarefas dos professores, missões secundárias com diversos NPCs, além de desafios para lá de cansativos em alguns momentos conforme o jogo avança.Falando nos colecionáveis, mais de 600 te esperam nesse jogo, principalmente se você é um platinador, o jogo vai te fazer cansar demais por causa disso, é muita coisa para descobrir e o seu D pad esquerdo vai ser usado a cada 5 segundos. Vai por mim, vai cansar de ouvir tanto Revelio!!
Outra parte bem cansativa, porém essencial para aumentar seu espaço na mala, são os desafios de Merlin. Eles são mais de 90 espalhados pelo mundo do jogo e bastante repetitivos, isso tira um pouco da imersão, pois em determinados momentos eu não aguentava mais, achei exagerado e acabou esticando o jogo demais sem necessidade.
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Voltando a parte boa do jogo: o combate (que é uma delícia). Existem os slot de feitiços que podem ser personalizados ao seu gosto conforme você vai aprendendo os feitiços. Cada tipo de feitiço tem uma cor especial: vermelho, roxo, azul, amarelo e verde.
E durante os combates alguns inimigos têm um escudo com a cor correspondente ao tipo de feitiço você deve usar, por exemplo o inimigo tem um escudo vermelho, você deve usar feitiços da cor vermelha para quebrar o escudo e assim deixar o inimigo vulnerável aos seus ataques.
Faça várias combinações com os seus feitiços, é possível atacar o inimigo de inúmeras formas aplicando combos insanos, o jogo te dá uma liberdade para usar a criatividade nos combates.
Além dos feitiços comuns do jogo temos as magias ancestrais, que nada mais é que sua barra de ataque especial, quando está cheia os inimigos ficam indicados com os comandos L1+R1 para que você possa executar o especial no mesmo e as animações por mais que não sejam muitas são diferentes para cada tipo de inimigo e variando entre elas durante o combate.
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A batalha contra os chefes do jogo são muito dinâmicas e excelentes, pois é nelas que você coloca tudo que aprendeu com os feitiços e são bem desafiadoras.
Mas nem tudo é dado de mão beijada, pois o jogo demora bastante no início para entregar tudo que você precisa para fazer as missões no mundo.
Principalmente a parte de voar na vassoura, que no início é muito legal mas depois fica cansativo, novamente perto do final do jogo eu já não usava mais, nem mesmo as criaturas, pois quando tive acesso ao vôo no jogo eu simplesmente saí abrindo todas as chamas de Flu do mapa aberto para utilizar mais facilmente as viagens rápidas, principalmente fazendo as missões secundárias.
Com isso a parte da exploração fica até mais leve e tranquila, não tem problema algum usar a vassoura (que pode ser customizada e tem sistema de upgrade nela), mas dependendo da região da missão eu dou o conselho, use as chamas de Flu.
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O jogo tem muitas portas trancadas que você precisará do feitiço Alohomora para desbloquear, que só é acessível através da missão de achar as estátuas seminvisos e isso vai dar um bom trabalho, pois as portas têm cadeados de nível I até III e você precisa completar essa missão 100% para obter todos os níveis de Alohomora.
Mas não pense que é simplesmente chegar e apertar um botão no cadeado e pronto, ainda tem um puzzle do mecanismo para todas as portas que for destrancar, eu achei sensacional, mas na décima porta eu estava cansado, porém é obrigatório durante todo o jogo.
Além do mundo aberto temos cavernas à explorar, as famosas dungeons e aqui fazemos de tudo, combates, exploração, puzzles de acessos, que foram muito bem elaborados por sinal, essa parte eu gostei bastante.
Em determinados momentos me sentia jogando algum Souls da From Software usando Lumos em cavernas escuras para visualizar os corredores.
Outra parte importante que não posso me esquecer é a Sala Precisa que funciona como seu quartel general. É o local que você vai decorar, colocar suas mesas de plantação e de fazer poções, terá seu livro de descoberta para identificar equipamentos desconhecidos que coleta durante a sua jornada, e até mesmo as criaturas mágicas que você coletará durante o jogo tem um cativeiro dentro da Sala Precisa.
Hogsmade será bastante visitada para obter suas sementes, ingredientes, coletáveis e missões secundárias, tudo é comprado com o dinheiro do jogo que não é fácil de conseguir logo de cara, é preciso vender sempre os itens mais básicos que você coleta para obter uma grana.
E faça os desafios de Merlin (aqueles mesmo) para obter mais espaço, pois facilmente você fica sem espaço para os equipamentos no jogo e tem que ficar destruindo alguns para pegar outros mais valiosos e perdendo a chance de obter uma grana.
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Dica antes de ir em alguma missão que requer entrar em dungeons, já saia vendendo tudo que não vá precisar, quanto mais vazio for, maior a chance de trazer muitos equipamentos da missão sem precisar se desfazer dos mesmos.
Sobre o mapa e como se localizar no mesmo: o mapa do castelo de Hogwarts é tridimensional e isso atrapalha muito a exploração, tivemos algo parecido em Jedi Fallen Order, era terrível e quase isso aconteceu aqui também, mas a sacada genial para não se perder nos labirintos de corredores e escadas do castelo é que é possível usar uma borboleta dourada que guia o seu caminho com um rastro que vai até o objetivo que você deixou marcado no mapa ou no menu de missões, isso ajuda bastante mesmo e foi um ponto positivo da exploração.
O ponto negativo da jogabilidade é que não temos o famoso Quadribol e isso é explicado durante a narrativa do jogo, deixando aquele gostinho agridoce quando você dá um rasante no estádio que fica ao lado do castelo.
Infelizmente a possibilidade de ter uma DLC já veio por água abaixo com o anúncio de um jogo próprio anunciado pela Warner.
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Narrativa
Passamos para a história do jogo, não entrarei em spoilers aqui para não estragar a sua experiência, mas depois de ter fechado o jogo eu senti que a mesma não é assim tão épica.
Tudo se passa no final do século XIX, ocorrendo em vários locais do mundo mágico, como o castelo de Hogwarts, Hogsmeade e as Terras Altas da Escócia. O jogador assume o papel de um aluno iniciando seus estudos em Hogwarts no quinto ano.
Como o seu personagem começa no quinto ano e mais tarde do que os outros alunos, o Ministério da Magia fornece um guia de campo. O seu personagem possui o poder de controlar uma misteriosa magia ancestral e detém a chave para um “segredo ancestral” que ameaça a estabilidade do mundo mágico.
A sua missão é descobrir as razões por trás do ressurgimento dessa magia esquecida e aqueles que estão tentando controlar seu poder.
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É uma história bacana, você estar imerso nesse universo do mundo bruxo é realmente impressionante, e mesmo assim sentia que faltava algo, talvez algo que fizesse um sentido mais interessante para a trama.
Confesso que a história de um dos NPCs foi mais interessante e bem desenvolvida do que a campanha principal, e fiquei mais envolvido nela do que na minha jornada inicial. Algumas missões secundárias de NPCs específicos são bem legais e vale apenas ir até o final para ver o desfecho de cada um.
Assim Hogwarts Legacy tem uma trama legal em que o propósito deixa um pouco a desejar, mesmo assim o jogador se sente imerso no universo bruxo, com tudo que você já conhece através dos livros e filmes da saga Harry Potter. Você vai se deliciar com tantas referências e coisas que já conhecemos desse mundo.
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Gráficos e desempenho
Sobre os gráficos do jogo, aqui somos apresentados a um castelo fielmente representado, Hogwarts é igual ao que vimos nos filmes, todos os corredores, escadas e locais já familiarizados estão lá, tudo bem vivo, os fantasmas, os quadros que se mexem, sem contar a movimentação dos alunos com suas roupas representativas de cada casa.
Os cenários como Hogsmade e os vilarejos no mundo aberto estão bonitos, o mundo do jogo em si está belíssimo, os cenários passam toda a ambientação do mundo bruxo, o jogador certamente identifica cada local com o tempo.
Já nas cavernas, o jogo sofre o mal de muitos jogos que reaproveitam cenário de dungeons, passando a sensação que estive no mesmo lugar em determinados locais, mas não é algo que tira a imersão devido aos inúmeros puzzles a se resolver.
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As animações estão impecáveis também, a modelagem dos personagens eu gostei, não é tão bonita para ser um jogo de nova geração, mas estão bem trabalhadas, as expressões faciais são bem feitas. Inclusive a mímica facial acompanhava a fala em português em todos os personagens.
Joguei no modo desempenho a 60fps e não tive bugs que impediram minha experiência, mas presenciei vários bugs engraçados. NPCs andando travados em paredes e voando em cenários, por exemplo, mas nada crítico. Muitos ‘pop in’ de textura principalmente quando se está voando no mundo aberto do jogo, mas em algumas cenas de conversas também, felizmente não tirou a minha imersão do jogo.
No geral o jogo se comportou bem no modo desempenho, o qual eu prefiro jogar. Mesmo tendo alguns loadings sutis de portas, que ao meu ver foi mais por falta de otimização em criar esses loadings de um jeito mais discreto, ainda mais sendo um jogo de nova geração.
Resumindo o jogo é bonito sim.
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Trilha Sonora
A trilha sonora para quem é fã de Harry Potter vai fazer os marmanjos e marmanjas chorarem, pois está tudo lá, até o tema clássico.O design de som é um absurdo de bom, você fica imerso no jogo com tudo, os sons do castelo, tudo está realmente vivo dentro dele.
Durante os combates é espetacular o quanto faz a diferença todo efeito de som de cada feitiço e seus impactos, aqui a Avalanche não teve problemas, acertou com primor e deixou o coração dos fãs mais quentinho.
O jogo está totalmente localizado para o nosso idioma em Português Brasileiro e dublado também, a dublagem está sensacional, e alguns dubladores você consegue reconhecer de outros jogos. O trabalho foi muito bem feito e adorei jogar dublado, o carinho que foi dedicado para a dublagem foi evidente e está excelente.
Hogwarts Legacy é uma carta de amor para os fãs de Harry Potter e também uma porta de entrada para novos fãs que depois do mesmo queiram conhecer a obra, seja pelos livros ou pelos filmes. O jogo entrega sim uma experiência de viver em Hogwarts, no fantástico mundo dos bruxos. Tudo está lá com perfeição.
O combate que parecia ser algo que não agradaria foi o que mais se destacou na minha jornada. É realmente uma delícia, sendo bem direto. O jogo tem bastante conteúdo e nisso é onde está a minha crítica. O jogo tem problemas de arrastar demais esse conteúdo, seja na campanha principal ou nas missões secundárias, mas o que peca são os desafios de Merlin e os colecionáveis, deixando o jogo bem estressante e cansativo para quem quer platinar o jogo. Eu mesmo jogando 43hs, na reta final não conseguia mais sentir a magia daquele mundo, pois estava bem cansado de tanta coisa ainda pra fazer que só queria zerar, sinto que perderam a mão nesse quesito.
Mas Hogwarts Legacy é um jogo legal para se aventurar e eu recomendo. Certamente é um AAA com fortes chances de indicações ao jogo do ano. Você viverá em Hogwarts literalmente, pode se dizer que a sua carta chegou.
Eu esperei muito por isso.
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Jogabilidade10
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História8
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Graficos10
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Trilha Sonora10
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Diversão9