Desenvolvido pela Odd Bug Studios e publicado pela United Label, Tails of Iron é um RPG de ação com uma pegada de Souls like que vai te prender do começo ao fim.
Joguei recentemente a versão de PS5 que foi cedida no plano da PSN Plus Essentials do mês de Abril e confesso que me surpreendi com a qualidade que este jogo tem.
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Jogabilidade
A princípio Tails of Iron é um RPG de ação side scrolling com mapas conectados e aquele estilo metroidvania com souls like, para quem curte os dois gêneros terá um prato cheio aqui.
No comando de Redgi o herdeiro do trono, sua tarefa é derrotar a vilania dos Sapos que acabaram com o reino de seu pai.
A movimentação aqui é essencial para você pegar o jeito da jogabilidade, por ter elementos de souls like, cada morte é um retorno ao ponto de save anterior e refazer todo o caminho.
Saber calcular o momento certo para o ataque, defesa e esquiva é fundamental para a sobrevivência.
Muitas vezes, por não estar acostumado com a jogabilidade, os primeiros combates vão ser bem frustrantes. Mas quando se acostuma, se torna praticamente natural executar cada comando e enfrentar cada inimigo do jeito correto.
O jogo tem um arsenal de armas bem grande, dividido basicamente em três tipos: espadas, machados e lanças, mas conta também com armas de longo alcance como arcos e escopetas.
Os equipamentos de armaduras são divididos em três categorias de pesos: leve, média e pesada, pois aqui temos o sistema de peso que influencia na movimentação do seu personagem.
Contra inimigos mais ágeis, você tem que estar mais leve, pois a esquiva pode ser totalmente aniquilada pelo seu inimigo e a morte chegar mais facilmente para você.Saiba dosar os equipamentos para que seu personagem esteja com um peso ideal e esteja bem ágil contra os inimigos e principalmente os chefes de fase.
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Os mapas do jogo são bem simples de entender e são elaborados do jeito tradicional de um metroidvania, com suas conectividades e atalhos a explorar.
A exploração é outro fator que ajuda na sua campanha, pois além de encontrar itens e objetos chaves para quests secundárias, ajuda na coleta de recursos para trocar por itens nos mercadores. O sistema de cura do jogo é baseado no fluido que os insetos e suas larvas deixam, sempre que possível recarregue seu tanque de fluido para não se dar mal nas batalhas que vem a seguir.
O local de salvamento do jogo são banquinhos de praça que estão em vários locais do mapa e nesse quesito o jogo é até amigável, pois existem muitos desses banquinhos para salvar o jogo, tornando o seu retorno ao ponto de morte até mais curto se comparado aos souls like que conhecemos por aí.O combate é muito bom e muito punitivo em alguns momentos.
O fator entender os movimentos de cada tipo de inimigo menor já é fundamental para sobreviver às batalhas e os chefes de fases tem muitas cartas na manga para tirar aquele resquício de vida quando mais precisa para um golpe final.
Se afobar e apertar simplesmente botões aqui não ajudarão em nada. Os golpes dos inimigos têm variações, onde alguns são defensáveis, passíveis de parry e outros que somente com a esquiva, lembra do que comentei sobre dosar o peso do seu personagem? Se estiver muito pesado, nem mesmo a esquiva ajudará no combate.
Em determinados pontos do jogo você contará com ajuda de companheiros que auxiliam bastante nas batalhas.
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A medida que vai avançando na campanha principal, você vai desbloqueando features novas para a sua jornada e não vá pensando que as quest secundárias estão lá só para fazer aquele farm, elas são fundamentais até para prosseguir com a campanha principal, pois assim você coleta moedas que possibilitará a compra de itens chaves do mercador para prosseguir com a história.
Logo quando você inicia o jogo ele te dá o direito de escolher três níveis de dificuldade, algo não tão normal em jogos estilo souls like.
Joguei no modo padrão, a qual o próprio jogo indica que foi pensado a sua dificuldade. E vai por mim é um jogo difícil.
Narrativa
A história de Tails of Iron é muito boa, ela parece ser simples no começo, onde você precisa salvar o seu reino da tirania de uma outra espécie e pronto.
Mas aí que você se engana, a história é bem complexa e leva a um enredo bem denso sobre todo o contexto que está por trás da sua jornada, saber sobre o passado do reino, como toda a sociedade em volta do mandato de seu pai (e agora do seu) está se comportando com todo esse momento catastrófico.
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As histórias dos seus companheiros também são bem diferentes, como elas levam a rumos bem interessantes e até a revelar os mais ocultos segredos em cavernas escuras cheias de inimigos à espreita.
Tudo isso é contado através de um narrador, pois os personagens se comunicam por sons e com balões contendo desenhos sobre a situação, ele vai narrando as falas dos personagens, tornando a aventura um verdadeiro conto que você embarca tranquilamente na narrativa.
Gráfico e desempenho
Sobre os gráficos é o ponto mais bacana desse jogo, pois ele é todo desenhado a mão, tendo uma estética bem voltada como se fosse um desenho mesmo, toda a ambientação cartunesca do jogo é muito bem representada.
Lembra bastante jogos da Vanillaware que tinham esse apelo artístico com gráficos dos cenários como se fossem pinturas em 3D. Sim, os cenários do jogo tem profundidade mesmo sendo um side scrolling, onde é possível ver muitas animações ao fundo dos mesmos.
As próprias animações do jogo são bem elaboradas para passar aquele efeito de estar acompanhando um desenho animado, gostei muito e foi um ponto positivo do jogo.
Você consegue ficar imerso com cada ambientação do jogo, que passa a sensação de alívio em certos momentos, é sufocante em cavernas escuras e muito tensa em locais que possivelmente estejam recheados de inimigos.
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Outro fator bacana é que todo o seu equipamento fica visível no personagem e isso é muito legal, quando os devs pensam nesses pequenos detalhes.
O desempenho do jogo ficou tranquilo nos 60fps pois é um jogo que não exige tanto do PS5, rodando fluido em todos os momentos. Principalmente para jogos desse tipo, um lag é fatal na hora do combate.
Trilha Sonora
Não tenho o que queixar da trilha sonora do jogo, o carinho e tratamento com a mesma são bem marcantes.
Desde os locais que visita, até às batalhas, tudo muito bem encaixado para deixar o jogador imerso no calor da batalha e na exploração, os efeitos de sons também são excelentes, principalmente quando você executa uma finalização e sente o impacto da mesma.
Mais um ponto positivo que o jogo tem: a dublagem original é excelente! As legendas estão em PT-BR, outro ponto positivo, é uma pena não estar dublado mas não tira a sua imersão da narrativa.
Tails of Iron é uma ótima pedida para os fãs do gênero souls like e metroidvania, com um combate brutal que exige bastante das suas habilidades e muita exploração, e com um pós game desafiador.
Jogo tem um desempenho muito bom, gráficos bonitos pelo seu estilo artístico e uma trilha sonora que deixa você imerso.
A narrativa é o ponto forte do jogo e você vai querer chegar até o final para ajudar Redgi a reerguer o antigo reino do seu pai e criar um futuro sob seu comando.
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Jogabilidade9
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História10
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Graficos10
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Trilha Sonora10
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Diversão10