O novo relatório do jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, concentra-se no fracasso de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça. Após um turbulento período de desenvolvimento de sete anos, a Rocksteady lançou um jogo de tiro em terceira pessoa de super-heróis que rapidamente se juntou a outros fracassos recentes de live service.
Posteriormente, relatamos uma perda de US$ 200 milhões. Isso o torna um dos maiores fracassos de jogos da atualidade. Segundo entrevistas com pessoas anônimas, os motivos do fracasso são a “visão em constante mudança”, o perfeccionismo muito rígido e uma mudança inadequada de gênero.
Depois que a última parte de Batman: Arkham foi concluída, a Rocksteady começou a trabalhar em um protótipo de um título multiplayer original. O codinome era Stones. No entanto, o projeto foi cancelado no final de 2016.
O novo projeto acabou sendo o jogo “Esquadrão Suicida”. O cofundador Sefton Hill viu isso como uma oportunidade melhor do que uma marca completamente nova. A Warner Bros. também ficou entusiasmada com a tendência do jogos de serviço.
Foi originalmente planejado para ser lançado em 2019 ou 2020. Para gerenciar o desenvolvimento, foram contratados quase 100 novos funcionários. No entanto, houve vários atrasos, razão pela qual o jogo só foi lançado em 2024.
Diz-se que esses atrasos prejudicaram o moral da equipe. Alguns desenvolvedores ficaram irritados porque muito conteúdo está sendo descartado. Por exemplo, deveria haver um sistema de veículos, mas por que se os vilões podem se movimentar de qualquer maneira? Então foi decidido descartar esse sistema.
É claro que a Warner Bros. não quer desistir do crescente negócio de videogames, apesar do fracasso. Um dos objetivos é permitir uma melhor colaboração entre os diferentes estúdios. Além disso, especula-se que a empresa tem falta de pessoal em comparação com outras editoras, razão pela qual não há receio de cortes de empregos.
O que vem por aí para Rocksteady? Os responsáveis aparentemente planejam desenvolver um novo jogo single-player. Isso significaria que o estúdio retornaria às suas raízes – e esperançosamente proporcionaria ótimas experiências de jogo novamente, como fizeram com a série Batman: Arkham.
Doug Creutz, analista da TD Cowen, disse: “Acho que eles definitivamente tentarão novamente. Esperançosamente com algo mais alinhado com seus talentos comprovados.”